Depois da onda dos opacos, o brilho está de volta aos lábios. Saiba porque o gloss é tendência

Por Emilia Brito

Ariana Grande deu a pista quando lançou o vídeo clipe “Thank U, Next”, no fim do ano passado: o gloss, que andava meio esquecido, voltaria de forma arrebatadora.

O retorno era meio que esperado, já que lábios brilhantes são um complemento natural ao aspecto radiante e hidratado da pele ‘glow’, nova obsessão do mercado.

Mas os motivos desse ‘revival’ vão muito além de mera combinação de visual.

Ao contrário do batom matte, o gloss dá uma aparência de lábios mais carnudos, mais volumosos. Esse resultado faz com que o produto case perfeitamente com o novo padrão de beleza que veio se estabelecendo nas últimas décadas.

Imagem: @kyliecosmetics

Lábios grandes e carnudos se tornaram sinônimo de saúde, vitalidade e juventude. Portanto, eles são mais sedutores do que lábios finos e pequenos, que passaram a indicar sinal de envelhecimento.

Imagem: @fentybeauty

“Vinte e cinco anos atrás, as pessoas queriam lábios menores e a procura era por procedimentos de redução. Hoje, esses procedimentos são extremamente raros”, diz Alan Matarasso, presidente da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

As redes sociais, obviamente, têm um papel importante. Quando se estabelece que o bonito e atraente são lábios carnudos e brilhantes, é isso que a gente começa a ver no Instagram, no Facebook, no Tinder.

Soma-se à isso uma pitada de influência da moda, que voltou a flertar com os anos 1990. À época, já se usava o combo gloss + contorno beeem marcado feito com lápis labial, que nem a Christina Aguilera na foto abaixo.

E, como não poderia deixar de ser, tem também uma boa dose de influência das Kardashians, que nunca economizam no bocão.

Para completar o cenário favorável ao retorno do gloss, a tecnologia avançou. Agora, as fórmulas não são mais tão pegajosas, melequentas e difíceis de reaplicar ao longo do dia.

Resultado de tudo isso? O mercado de ‘lip gloss’, que estava praticamente parado desde 2014, cresceu quase 7% no ano passado.

Quer mais uma prova de que o gloss deve voltar pra sua maleta – se é que ele saiu? Dê uma olhada na Kylie Jenner para a mais recente edição da revista Paper (versão online). Fotos de Morelli Brothers; maquiagem de Ariel. Toda trabalhada no gloss!