A importância de usar placa, pinceis limpos e aplicadores descartáveis vai muito além de evitar contaminação cruzada entre utensílios, produtos e pele já infectados. Até uma cliente saudável pode prejudicar outra. A explicação está no nosso microbioma e impacta o preço da maquiagem

Por Emilia Brito

Quando a gente fala sobre manipulação correta de produtos e utensílios de trabalho, algumas práticas até parecem exageradas. Porém, nunca se pode subestimar os riscos de contaminação que a maquiagem oferece.

Compartilhar pinceis, esponjas, aplicadores de máscara para cílios e batons é perigoso mesmo entre clientes totalmente saudáveis.

Isso porque o microbioma de cada pessoa é único, tão individual quanto uma digital, e pode ser nocivo à outra.

O que é microbioma?

Microbioma é a comunidade de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, protozoários) que vive nas diferentes partes do nosso corpo.

É isso mesmo: nós abrigamos um monte de micróbios em todos os nossos órgãos, dentro e fora deles, inclusive em toda a nossa pele.

Sabe quantos microrganismos você tem no seu microbioma?

TRILHÕES! Só na ponta do seu dedo vivem mais de 50 milhões deles.

Essa galera toda desempenha um papel vital no equilíbrio da sua saúde, como ajudar na digestão dos alimentos e gerar vitaminas e anti-inflamatórios que nós não conseguimos produzir.

Só que uma bactéria que mora em você, em outra pessoa pode ser um inquilino terrível e deixá-la doente.

E o que tudo isso tem a ver com maquiagem?

Ainda que você esteja maquiando uma cliente absolutamente saudável, o microbioma da pele dela pode ser prejudicial à outra cliente, podendo causar desde uma simples irritação à uma infecção mais grave.

Ou seja: além de todo o cuidado que você deve ter para não contaminar os produtos, você deve evitar ao máximo compartilhar as ferramentas que usa para aplicá-los – mesmo que a sua cliente seja a pessoa mais saudável do planeta.

Por isso, é tãaaao importante ter kits individuais de pinceis. Usou? Separa para higienizar.

E sempre, seeeeempre usar aplicadores descartáveis de máscaras para cílios, batom, gloss, brilho labial…

Essas práticas são tão básicas e importantes quanto lavar as mãos antes de maquiar. E, como maquiador profissional, é responsabilidade sua adotá-las.

Trabalhar da maneira correta tem um custo, pois é preciso investir mais em material – em descartáveis e pinceis, por exemplo.

Se todo mundo fizer a conta, vai notar que o preço de uma maquiagem nunca pode ser tão barato.

Quem cobra muito abaixo do mercado, ou está pagando pra trabalhar ou não usou a calculadora.